Coordenador: Prof. Dr. Edson Luiz Riccio
       

5º CONTECSI Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação. 04-06 de Junho 2008 USP/São Paulo/SP
5th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. 04-06 June, 2008 USP/São Paulo/SP
Qualis Internacional B

Apoio  www.braziltour.com

Versão em Português
English Version
Versión en Español
Versión en Français 
 
Início
Datas Importantes
Envio final de trabalhos
Doctoral Consortium
Hotel (Novo)
Informações e contato
Inscrição
Local do Evento
Menção Honrosa

Palestrantes

GUIA (Como chegar)
 

Público Alvo
Programa
Temas
Outras Informações
Comitê Diretivo
Comitê Organizador
Comitê Científico
Patrocinadores e Apoios
Edição Anterior
Apresentações dos Palestrantes

 


LISTA DE TRABALHOS APROVADOS  NOVO

TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Universidade de São Paulo
Coordenador: Prof. Dr. Edson Luiz Riccio

  TECSI : 5º CONTECSI

5º CONTECSI                                 Evento duplo - 1st World Simposium of Continuous Auditing in Financial Institution                                                                                                     

O 5° Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação é um dos primeiros eventos desta área, focado na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar. Existem inúmeros eventos de Tecnologia envolvendo o uso de ferramentas tecnológicas, sendo ou técnicos ou voltados à comercialização de produtos de TI.

No entanto, raros são os eventos voltados para os gestores e estudiosos das áreas de Sistemas e Tecnologia de Informação. O CONTECSI visa reunir acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática de gestão para discussão do Estado-da-arte deste campo. Atualmente este campo encontra-se disperso em áreas específicas, carecendo de uma visão holística e integrada do assunto.

O CONTECSI contará com a presença de palestrantes de renome, bem como estará aberto para a recepção de trabalhos para serem apresentados em sessões paralelas e painéis até 24 de janeiro de 2008

Espera-se discutir os efeitos da TI e dos Sistemas de Informação nas Organizações e na Sociedade formando uma comunidade que esteja sempre em busca de respostas para os constantes desafios nesta área. Devido ao grande contato desenvolvido ao longo dos anos com pesquisadores da área de Gestão da Tecnologia de Informação, prevê-se a presença de pesquisadores do exterior permitindo com isso uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações atualizadas e das práticas utilizadas pelo mercado.

Os trabalhos apresentados serão incluídos em CD-Rom e distribuídos a todos os participantes. São esperadas personalidades, professores e pesquisadores do exterior,  principalmente das Universidades conveniadas com a FEA/USP, da Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Chile, Argentina, Uruguai, México, Venezuela entre outras. O 5º CONTECSI tem como principal objetivo promover o relacionamento entre as diversas comunidades envolvidas na Tecnologia e nos Sistemas de Informação: a que produz, a que implementa, a que utiliza, a que regulamenta e a que pesquisa visando reunir profissionais e acadêmicos sob uma visão unificadora da gestão, discutindo os efeitos da TI e dos Sistemas de Informação nas Organizações e Sociedade, formando uma comunidade nacional e internacional consciente de suas responsabilidades sociais. O caráter multidisciplinar de congresso apresenta um desafio natural na organização de congressos pela variedade dos temas, resultando no contínuo surgimento de novas tecnologias e sistemas de informação bem como das inovadoras soluções que resultam das múltiplas combinações possíveis em sua utilização e das diferentes formas pelas quais os problemas das organizações e da sociedade são abordados e resolvidos. Por isso, a palavra Gestão no título do evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância das práticas e das experiências dos profissionais no seu dia-a-dia e da compreensão desse conteúdo. Visa promover o Estado-da-arte da gestão de Tecnologia de Informação  e Sistemas de Informação.

OBJETIVO

O CONTECSI é um evento multidisciplinar e tem como principal objetivo promover o relacionamento entre as diversas comunidades envolvidas na Tecnologia e nos Sistemas de Informação: a que produz, a que implementa, a que utiliza, a que regulamenta e a que pesquisa visando reunir acadêmicos e profissionais sob uma visão unificadora da gestão, discutindo os efeitos da TI e dos Sistemas de Informação nas Organizações e Sociedade, formando uma comunidade nacional e internacional consciente de suas responsabilidades sociais. O caráter multidisciplinar de congresso apresenta um desafio natural na organização de congressos pela variedade dos temas, resultando no contínuo surgimento de novas tecnologias e sistemas de informação bem como das inovadoras soluções que resultam das múltiplas combinações possíveis em sua utilização e das diferentes formas pelas quais os problemas das organizações e da sociedade são abordados e resolvidos. Por isso, a palavra Gestão no título do evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância das práticas e das experiências dos profissionais no seu dia-a-dia e da compreensão desse conteúdo. Visa promover o Estado-da-arte da gestão de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informação.

JUSTIFICATIVA

A reunião de renomados palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais permite uma integração entre a comunidade acadêmica e profissional, ampliando o interesse na pesquisa, no compartilhamento de informações e de práticas utilizadas. A realização do 1º, 2º, 3º e 4º CONTECSI mostrou tanto pela quantidade quanto pelo nível dos participantes, em sua maioria professores e pesquisadores e profissionais que este evento consolidou-se em nível nacional e internacional. O 4º CONTECSI foi realizado com recursos provenientes da CAPES, FAPESP e FEA USP. Os objetivos foram totalmente alcançados. As palestras e sessões paralelas contemplaram efetivamente todos os níveis de formação e interesses, tanto de pesquisadores como de profissionais, tanto do Brasil como do exterior. O nível das discussões e aumento do número de trabalhos recebidos e participantes inscritos, além dos comentários recebidos durante e após o evento justificam a realização do 5º CONTECSI para dar continuidade a esta comunidade científica na gestão da tecnologia e sistemas de informação que está se formando.

HISTÓRICO

O 5º CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management dá continuidade a um dos primeiros eventos desta área, focados na Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação sob uma visão multidisciplinar. Raros são os eventos voltados para os gestores e estudiosos das áreas de Sistemas e Tecnologia de Informação que visam reunir acadêmicos e profissionais envolvidos com a temática de gestão para discussão do estado-da-arte deste campo. Os resumos dos trabalhos do 4º foram impressos e os trabalhos completos foram incluídos em CD-ROM e distribuídos a todos os participantes. Durante os três dias de congresso, estiveram presentes 232 pessoas entre personalidades, professores e pesquisadores do exterior como Inglaterra, Estados Unidos, França, Portugal, México, Chile, Venezuela, Republica Tcheca, Polônia, Finlândia, Argentina, Colômbia, entre outros.

O CONTECSI possui como importante difusor de conhecimento a Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Qualis Capes Nacional A na área de Administração e Turismo), na qual os melhores trabalhos do congresso são publicados em uma das edições. O congresso é reconhecido e possui conceito Internacional B na Qualis.

SESSÕES PARALELAS E MESAS REDONDAS

O 5º CONTECSI enfatizará os temas ligados à Gestão da TI e SI além dos sub-temas que compõem a sua estrutura normal, a saber: Auditoria de Sistemas, Aplicações Convergentes, Comércio Eletrônico, CRM , Data Storage Platforms, Desenvolvimento de Sistemas, Educação em Tecnologia e Sistemas de Informação, Enterprise-wide Information Management, E-Commerce / E-Business, Engenharia de Software, Gestão de Projetos, Gestão Contábil - Financeira em Analogia e Sist. Info., Gestão Estratégica de Tecnologia de Informação, Infra-estrutura de Telecomunicações, Information Security & Assurance , Internet e Arquitetura TCP/IP, Métricas Aplicadas à Tecnologia de Informação, New Architectures for Multimedia Processing, Pervasive Computing, Redes de Computadores, Sociedade da Informação , Systems Interfacing and Integration, Aplicações Cliente/Servidor , Banco de Dados , Compressed Data Processing Custos em Tecnologia e Sistemas de Informação , Data Mining / Data Warehousing Document Image Analysis , Enterprise Architectures , Empreendedorismo em TI e Sistemas de Informação , Engenharia de Informação , ERP - Sistemas de Informação Empresarias , Gestão do Conhecimento , Gestão Econômica da TI e Sistemas de Inf , Infra-estrutura Operacional, Inteligência Artificial , Internet e Arquitetura TCP/IP , Mapeamento e Desenho de Processos , Multimedia Computing , Optical Data Transmission , Qualidade de Serviços , Segurança em Tecnologia de Informação Sistemas Abertos , Terceirização na TI, Wireless Computing , Governo Eletrônico, Auditoria Continua, XBRL, etc.

OBJETIVOS ESPECÍFICO

 • O objetivo específico deste congresso é aumentar a colaboração entre as áreas de investigações e pesquisas em Gestão da SI e TI no país e no mundo em uma ótica multidisciplinar. • Manter divulgação de novas áreas de pesquisa. • Manter Fórum permanente de debates de temas relevantes na área. • Alcançar maior aproximação com o público universitário; • Estimular a formação de núcleos por área de especialização; • Apoiar a divulgação de trabalhos relevantes; • Destacar as pesquisas mais inovativas através de menção honrosa e • Promover e apoiar atualização, reciclagem, aperfeiçoamento e especialização. O progresso para o alcance dos objetivos será medido em termos do aumento de publicações em parcerias e pesquisas comparativas e colaboração entre pesquisadores.

INFORMAÇÕES SOBRE SELEÇÃO, PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO

 • Os trabalhos devem ser submetidos até 24 de janeiro de 2008. • Os trabalhos recebidos serão enviados a dois membros do Comitê Científico e selecionados através do processo de “blind review”. • Os trabalhos selecionados serão notificados a partir de 08 de Março de 2008. • Os artigos serão selecionados para apresentação e posteriormente serão publicados na íntegra em CD Rom. • Os trabalhos serão apresentados em: sessão paralela ou fórum de pesquisa com moderadores em cada sala. • Os trabalhos serão organizados por temas e serão criadas sessões temáticas para a apresentação. • Cada autor terá 20 minutos para exposição do trabalho e tempo adicional para questões e discussão. • Os trabalhos devem ser inéditos, serão aceitos mais de um trabalho por autor no limite máximo de 3. Máximo de 3 co-autores, acima deste número, serão considerados colaboradores. • Os trabalhos devem ser enviados através do sistema online. • São aceitos trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. É obrigatório o envio do abstract em inglês. • Os melhores trabalhos serão indicados para publicação na Revista de Gestão da Tecnologia de Informação - RGTS/JISTEM

REVISTA JISTEM www.jistem.fea.usp.br   (Vol. 4 N.2 - Edição com o Relatório do 4º CONTECSI e os três melhores trabalhos do 4º CONTECSI indicados para publicação)

REVISTA PRISMA http://prisma.cetac.up.pt  (Edição N.5 - Especial CONTECSI com os trabalhos premiados do 4º CONTECSI)

 

  

 

 


Site Meter